Você sabia que o papel mais importante do professor é auxiliar na seleção e orientação dos alunos, para que os mesmos possam excluir muitas informações pouco confiáveis ou irrelevantes?
De acordo com a neurociência, os centros cerebrais que regulam a memória de trabalho se encarregam de utilizar a informação pertinente e inibir aquelas que são distraidoras.(CONSENZA,2011)
Pode-se dizer então, que se o cérebro é seletivo ele tem interesse na informaçào pertinente. Dessa forma, a maneira mais importante para prender a atenção do aluno é apresentar o conteúdo a ser estudado, de maneira que os mesmos o reconheçam como importante.
Isto é talvez, um grande desafio a ser realizado no ambiente escolar, ao considerar a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos apresentados.
Então, será que é difícil conquistar o interesse dos alunos? Que tal experimentar o ensino com base nesta abordagem, onde o foco da aprendizagem perpassa pelo interesse?
Referência Bibliográfica
CONSENZA, Ramon M. & GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ArtMed, 2011