Interdisciplinaridade

               REPENSANDO AÇÕES INTEGRADAS
                                                                                                                                       
                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                            Maria Helena Campos Pereira [1]
                                                                                                                                        Doutoranda UMa
                                                                                                               maria-helenacampos@hotmail.com
RESUMO
 
Este texto escrito em forma de acróstico tem como objetivo apresentar uma síntese do entendimento da autora a respeito da interdisciplinaridade. O trabalho de síntese é fruto de uma grande pesquisa realizada de forma empírica com diálogos, entrevistas e revisões bibliográficas. Neste contexto, fundamenta-se principalmente, nas obras de Ivani Fazenda com suas diversas abordagens a respeito do assunto.
Palavras chave: Interdisciplinaridade, planejamento integrado, objeto de estudo.
Inicia com desnudar o passado e vislumbrar o futuro
No início há um planejamento integrado, o
Tradicional é abandonado em parte…
E o novo é visto por toda equipe como forma de
Renovar a prática educativa.
Disciplinas e pessoas
Integram-se automaticamente
Se todos estabelecem um “objeto de estudo”, através do
Consenso e pesquisa das necessidades vigentes  é
Indiscutível que o aprendizado fica mais agradável porque o
Ponto de convergência de todos, “tema ou objeto de estudo” é analisado e
        estudado em suas várias facetas, e a
Liberdade de ação igualitária se faz necessária.
Intensivo trabalho poderá acontecer porque
Na vida nada acontece por acaso, há sempre uma força maior que impulsiona o reviver…
Artes cênicas, plásticas, musicais… fazem parte dos projetos pedagógicos!
Reavivam, reanimam, fazem renascer a
Inesgotável busca do holístico, perseguindo e
Descobrindo ……
Ações de futuro para que possamos reviver e
Deslumbrar com dignidade, honradez, solidariedade e humanização, uma
Educação de qualidade para TODOS.
                  
CONCEPÇÕES DE INTEGRAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A palavra interdisciplinaridade já diz por si só, inter que implica em ação integrada, e disciplina, refere-se à integração de temas, conteúdos e módulos de estudo, o sufixo “dade” é que amplia ainda mais a visão desta concepção de trabalho educativo, a qual deve se espandir para além dos muros da escola. Isto significa que o trabalho educativo não se restringe aos quatro cantos da instituição educativa e sim, à toda comunidade em um trabalho conjunto, interdiciplinar. Por isso, o início desta síntese se inicia com desnudar o passado e vislumbrar o futuro, e no início há um planejamento integrado, o tradicional é abandonado em parte e o novo é visto por toda equipe como forma de renovar a prática educativa, e neste caso, disciplinas e pessoas, automaticamente, se integram. Nesta concepção, pode-se entender que a integração pode ser pluri, multi, inter ou trans, pluridisciplinaridade; multidisciplinaridade; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, cada uma com a sua forma de ser e acontecer as vivências itegradas na escola e em sua extensão comunitária. Portanto, inter significa integração, união, ou seja, a necessidade um do outro, e disciplina requer a reflexão de uma autogestão, para que se possa inter-relacionar ao outros seres humanos e também ao estudo integrado dos temas emergentes e das disciplinas em foco.

Planejamento integrado
Ao desnudar o passado há um diagnóstico das ações, com levantamento das necessidades, suas causas e consequências. Esta pode ser a parte mais difícil de se entender, porque até então, é perceptível a dificuldade existente entre os indivíduos para a elaboração de trabalhos integrados. Entende-se que o individualismo e a cultura do ser melhor que o outro, a necessidade de apresentar um trabalho individual para que os chefes possam fazer elogios, tem dificultado esta visão do plano integrado, ou seja, o plano interdisciplinar.

Objeto de estudo
Se todos estabelecem um objeto de estudo, através do consenso e pesquisa das necessidades vigentes  é indiscutível que o aprendizado fica mais agradável porque o ponto de convergência de todos, tema ou objeto de estudo é analisado e estudado em suas várias facetas. Assim como Morin (2010), em seu livro “Cabeça em Feita” entende-se que não é mais possível neste mundo em evidência nos determos a uma educação grotesca, fragmentada, estilhaçada, sem preocupação com os desamparos mentais, onde se perde o fio que entrelaça as partes, como se não houvesse uma coluna dorsal no sustentáculo da vida. De acordo com este autor a educação necessita de reformas, e a maior reforma é do pensamento que desde o Iluminismo, Kant já enfatizava que a educação necessita do Iluminismo e o Iluminismo da educação. Isto porque, é inconcebível continuarmos com pensamentos e assuntos fragmentados no processo educativo, se o mundo é global, as necessidades são globalizadoras e planetárias. Portanto, cada objeto de estudo, coisa, ser, ou coisa, quer racional ou nas veias sujetivas, deve ser estudado em suas mltiplas facetas. 
Relações interdisciplinares 
               
Ao fazer esta abordagem a res peito da relações interdisciplinares, entende-se que é possível que haja na gestão educativa uma liberdade de ação igualitária. Assim, um intensivo trabalho cooperativo poderá acontecer porque, na vida nada acontece por acaso, há sempre uma força maior que impulsiona o reviver.Já ultrapassou a hora de se planejar e realmente realizar ações educativas e práticas pedagógicas de qualidade com a participação da maioria dos educadores. Neste contexto, as artes cênicas, plásticas, musicais devem fazer parte dos projetos pedagógicos, porque elas reavivam, reanimam, fazem renascer a inesgotável busca do holístico, perseguindo e descobrindo ações de futuro para que possamos reviver e  deslumbrar com dignidade, honradez, solidariedade e humanização, uma educação de qualidade para todos, onde as relações de integração aconteçam de fato, e que a preocupação educativa aconteça nos diversos níveis, culturais, sociais e políticos. Não no sentido figurado da palavra política, mas no que se relaciona à de  boa vizinhança e de cooperação.

Ideias conclusivas

E a vida é interdisciplinar! O corpo é um todo complexo com 75% de água, e biologicamente falando somos a essência da gotinha amniótica, o líquido da vida. Ecologicamente pode-se dizer que este líquido faz parte da natureza, compõe a vida em todo o planeta, faz brotar a semente e reviver vidas empesteadas. A matemática da vida está no campo, na vida urbana, em todos os lugares e nas relações com os outros seres humanos. E como diz a música, “you need me”, você necessita de mim, somos dependentes uns dos outros e a vida nos ensina desde o principiar da gestação, o nascer e o viver.  Dont forget me, a vida parece nos cobrar a cada minuto, somos dependentes e co-participantes uns dos outros, os seres humanos nos procuram nas esquinas da vida, as artérias e coronárias se assemelham às alamedas e destinos geográficos, como se à busca do líquido da vida e da vida em si. Somos interligados pelas vias biológicas, então, por que a dissociação disciplinar ao invés de incrementar esta interligação na esfera social? A vida é completamente interligada, por isso é imprescindível repensar as ações integradas, nas organizações escolares, empresariais e nas intituições sociais. O mundo necessita de pessoas com atitudes humanísticas.



[1] Maria Helena Campos Pereira – Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. Havana, Cuba. Doutoranda pela Universidade da Madeira – UMa – Funchal, Portugal. Professora da Unipacgv, 2003/2013
FAZENDA, Ivani Arantes. Didática e Interdisciplinaridade.

_________. Práticas Interdisciplinares na Escola.

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