Maria Helena Campos Pereira
Ao iniciar os estudos, reflexões e pesquisas, a respeito da Gestão de Processos Educativos Escolares é de fundamental importância que se pense inevitavelmente, na gestão de pessoas, assim como, nas variáveis de uma organização e a liderança. Dessa forma, na gestão educacional é inevitável que se leve a sério as relações harmoniosas entre as pessoas, bem como, a competência técnica, política e humana.
As relações harmoniosas são aquelas em que, se priorizam as pessoas como centro de qualquer processo educativo. E, com base nos fundamentos de Gordon (2009), para se levar uma organização ao sucesso, precisa-se aprender a trabalhar a energia das pessoas, inclusive a de quem coordena o trabalho, para que este, e a sua vida possam ser abastecidos de energia positiva, com pensamentos que poderão fazer do mundo um lugar melhor. Neste contexto, Jim Collins, autor do livro, Empresas feitas para vencer, citado por Jon Gordon em seu livro “O Ônibus da Energia” ele enfatiza a importância de se convidar pessoas certas para o nosso ônibus, cujo motorista é a própria pessoa. Mesmo porque, a vida é composta de inúmeros problemas, dificuldades e pontos de melhoria, mas o maior desafio de um ser humano é aprender a gerenciar a si mesmo e conduzir a sua mente para enfrentar desafios e emoções com equilíbrio, e com a preocupação de liderar o seu mundo psíquico. Afinal, na grande plateia mundial é preciso que cada um se valorize como gestor e artista no teatro da vida. (CURY, 2012)
Nesta teoria, insere-se a competência técnica que significa ter conhecimento profundo daquilo que se propõe fazer, como os métodos, instrumentos, recursos didáticos e a maneira de conduzir todo o processo, e também, a competência política, que implica em ações Éticas e harmoniosas nas negociações em que haja conflitos e ou necessidades de um diálogo mais significativo. Entre todas as competências focalizadas, a competência HUMANA é essencial na gestão de pessoas em qualquer instituição educativa e consequentemente, nos diversos processos em que envolvam a educação e a qualidade de vida. E, de acordo com os gurus dessa área, qualidade é um processo no qual, todas as pessoas, de todos os setores, de todos os níveis hierárquicos contribuem para a melhoria de todos os processos. Assim, o envolvimento cooperativo na gestão de pessoas torna-se imprescindível, uma vez que o produto da gestão educacional é o próprio ser humano que não pode ser levado por qualquer onda.
Portanto, não deixe o seu barco virar, gerencie o seu leme com persistência, ousadia, criatividade e motivação, para que sua vida alcance a direção proposta e interaja com as pessoas que remam ao seu redor e obviamente propiciem um ambiente educativo equilibrado, porque em sua gerência, você é o remador principal, mas não deve estar dissociado dos outros.
Referência
CAMPOS, Maria Helena C. Pereira. Gestão de Pessoas na Instituição Educativa. Mª Helena C. P é Professora do Curso de Pedagogia e ministra a disciplina, Gestão de Processos Educativos Escolares. Governador Valadares: UNIPAC, 2003 a 2013.
CAMPOS, Maria Helena C. Pereira. Las relaciones interdisciplinarias en los proyectos educativos. Havana, Cuba: ISPEJV, 2002 (Tese de maestria)
CURY, Augusto. Seja líder de si mesmo. Rio de Janeiro: Sextante, 2012
GORDON, Jon. O Ônibus da Energia. 10 regras para aastecer seu traalho e sua vida de energia positiva. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
GORDON, Jon. O Ônibus da Energia. 10 regras para aastecer seu traalho e sua vida de energia positiva. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
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Voltei, a maré está acalmando. Não deixem de ler o texto: Gestão de Pessoas na Instituição Educativa.