Arquivo mensais:janeiro 2013

A ARTE DE ALIMENTAR
Quem diz que alimentar não é uma arte? E viver com saúde pode e deve estar correlacionado ao modo de conviver, e na arte de se alimentar. Como se observa na organização artística abaixo, que está em forma de um dos importantíssimos órgãos vitais, alguns legumes e a maioria das frutas são os principais componentes da saúde cardíaca.

                                            Fonte: Portalsaúde (2013)
  
Em diversos sites, livros e artigos observam-se a preocupação de cardiologistas de todo o mundo na organização de ações que contribuem com a promoção de importantes práticas de bem-estar e auxiliam na saúde do coração. A dieta alimentar é uma delas.
É responsável por 30% do colesterol de nosso sangue.Os outros 70% são produzidos pelo fígado e determinados geneticamente, podendo ser controlados apenas com medicamentos. Alimentos de origem animal (carnes, ovos e laticínios) são as fontes de colesterol e, efetuando algumas substituições, pode-se contribuir para uma redução do nível de colesterol. (doutor Sílvio Reggi)
De acordo com este especialista é de fundamental importância que se organize um conjunto alimentício  para que haja equilíbrio na alimentação, isto significa que não é apenas substituindo este ou aquele alimento devido o nível de colesterol, mas pesquisar e organizar este conjunto de alimentos que podem reduzir o nível de colesterol no sangue e colaborar com a saúde de seu coração.
Portanto, dizem que “arte imita a vida” e a vida é uma arte que a gente reparte. Mas, alimentar também é uma arte, e viver com saúde depende desta arte  alimentícia .
Maria Helena Campos Pereira
Mestre e doutoranda e Ciências da Educação
Governador Valadares, 14/01/2013


Medicina Alternativa

LEITE DE MAMÃO
Para quem acredita na medicina alternativa, esta receita é comprovada, principalmente no que se trata de verminose e gastrite. Usar o leite de mamão em jejum foi muito bom para o meu problema, porque de ano em ano tenho que usar o “Pyloripac”. Este final de ano fiquei o Natal e Ano Novo sem poder apreciar as guloseimas devido a crise de gastrite, então, após muito pensar resolvi investir na medicina alternativa e melhorei significativamente. Segue algumas dicas.
                                                    Maria Helena Campos
——————————————————————————————–                                                           
Câncer: Comer em jejum, mastigando, cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além deste, são necessários outros cuidados específicos.
Calos e Verrugas, Chagas, Feridas, Eczemas e Úlceras: Aplicar no local o “leite” do mamão, de preferência o “leite” das folhas.
Constipação intestinal, Laxante e Prisão de ventre: Fazer refeições exclusivas de mamão, de preferência no desjejum. Comer, juntamente, algumas sementes.
Diabete melito: Com a devida orientação, pode-se incluir mamão na dieta.
Difteria: Além dos cuidados médicos indispensáveis, pingar na garganta, frequentemente, gotas do látex diluído em um pouco de água; gargarejar com este líquido.
Diurese e Icterícia: Recomenda-se fazer refeições exclusivas de mamão ou de suco de mamão. Comer, juntamente, algumas sementes.
Doenças do Fígado: Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão após o almoço.
Estresse e Tônico para os Nervos e Hemorragias dos rins: Picar a raiz do mamoeiro e preparar um decoto. Tomar duas ou três vezes ao dia.
Flatulência e Eructações: Proceder como indicado em estômago. Depois de secas, moer as sementes. Preparar um decoto com o pó, filtrar, e tomar morno meia xícara após as refeições.
Gastrite, Distúrbios da Digestão, Dispepsia, Doenças do Estômago e Desordens do Intestino: Recomenda-se usar mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas desta fruta. Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão por dia. E ainda usar o leite do mamão em jejum (ver verminose), é muito bom para o inchaço no estômago devido à gastrite.
Gripe /Influenza: Infusão das flores do mamoeiro-macho com um pouco de mel. Tomar 2 a 3 xícaras por dia, mornas.
Para a beleza, ou manchas e rugas da pele: Massagear diariamente a pele com mamão maduro.
Inchações e inflamações dos Pés: Secar a polpa em um desidratador ou forno. Aplicar, pulverizado e misturado em um pouco de água e sal, na forma de cataplasma, sobre o local.
Reumatismo: Secar a polpa em um desidratador ou forno. Pulverizar e preparar um decoto com este pó. Filtrar e tomar 3 a 4 vezes por dia.
Rouquidão, Traqueíte e Laringite: Infuso das flores com um pouco de mel. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Tosse e Doenças respiratórias: Picar bem o mamão, misturar com um pouco de mel, levar ao forno. Tomar o xarope que se forma cada vez que a tosse se manifestar. Proceder também como indicado em rouquidão ou em gripe.
Tuberculose: Proceder como indicado em tosse. Comer regularmente após o almoço umas dez sementes de mamão.
Verminoses: Dissolver 15 gramas (ou uma e meia colher de sopa do suco leitoso do mamão (látex ou “leite”) em meia xícara de água adoçada com mel ou açúcar. O “leite” extraído das folhas é melhor. Meia hora depois, tomar purgante de óleo de rícino com suco de limão. Ou, moer as sementes secas, preparar um chá com este pó e tomar meia xícara em jejum. Ou, misturar as sementes pulverizadas com mel de abelhas e tomar três colheres de sopa ao dia. Ou, preparar um decoto das raízes do mamoeiro, adoçar com mel e tomar três xícaras por dia. Ou, tomar o chá das folhas do mamoeiro. Pode-se experimentar cada um desses procedimentos alternadamente.
____________
Fonte: Balbach, A, Boarim, D. As Frutas na Medicina Natural. Ed. Missionária, 1992.