Arquivo mensais:janeiro 2012
Interesse, conhecer as manhas e as manhãs
Maria Helena Campos Pereira
Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs, é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir. É preciso chuva para florir… […] Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega, no outro vai embora, cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz…[1]
Todo ato humano ocorre na linguagem. Toda ação na linguagem produz o mundo que se cria com os outros, no ato de convivência que dá origem ao humano. Por isso, toda ação humana tem sentido ético. Essa ligação do humano é, em última instância, o fundamento de toda etica como reflexão sobre a legitimidade da presença do outro.
Cultura e Ética Universal
Maria Helena Campos Pereira
Todo dia um fato novo, já não sei o que dizer
São queimadas e guerras frias, agressões e covardias
O nosso mundo é lindo! Sol, lua, terra e mar
O amor em qualquer língua, o mundo todo ouvirá.
Entre fardas e sorrisos, no plano da emoção
Abaixo as armas de coração e os girassóis sobreviverão
Com o mundo todo cantando esta canção:
Em cada canhão uma flor, em cada farda um bom humor
O nosso mundo é lindo! Sol, lua, terra e mar
O amor em qualquer língua, o mundo todo ouvirá.
O nosso mundo é lindo! Sol, lua, terra e mar
O amor em qualquer língua, o mundo todo ouvirá.
———————————————-
Resenha:
O texto poético simboliza uma Filosofia realista, porque a autora expressa as diversas riquezas físicas existentes no mundo, tais como, o sol, a lua, a terra, o mar. Relata também a frieza e o desprezo em que o ser humano lida com estas riquezas.
E não podemos deixar de comentar sobre a ética e estética inserida no texto, acredita-se que esta poética é um novo olhar que as pessoas precisam ter para enxergar a vida com mais intensidade, admirar a beleza existente em cada pessoa e no contexto natural, pois são os talentos de cada um que valorizam e contribuem com o crescimento de toda a sociedade. A estética é complemento da poética, porque através dela que se consegue perceber as diferenças, e a possibilidade de ser capaz de criar, construir e recriar. Por isso, cada ser humano deve ter a consciência de que a estética muitas vezes não é só construção, ela pode ser também destruição. Então, não se deve desvalorizar o que já existe, mas deve-se usar o potencial e a capacidade que se tem para tomar uma decisão própria, exercendo assim a gestão do eu.
Descobrir horizontes, questionar sobre uma nova descoberta, ir além, não ficar pelos cantos choramingando, nem aceitar tudo como verdade absoluta, acreditar que é capaz de vencer e tomar decisões, faz com que se torne único, especial. E a escrita poética é uma linha de conhecimento no qual irá desenvolver suas capacidades e habilidades que já estão implícitas em você, tais como as recordações boas ou ruins, que se podem desdobrar em fragmentos poéticos.
Portanto, a cultura e Ética universal significa a vontade da autora, de se ter um mundo mais ameno e harmonioso em todas as facções sociais e mundiais.
Quem Sou Eu
Bom dia!
Sou nova no blog pretendo escrever novidades e artigos de minha autoria em relação com educação e aprendizagem.
Meu mini currículo para me conhecer melhor.
Em breve novas postagens em Educação.