GATO ZECA E O AMARGO MEL

 

GATO ZECA E O AMARGO MEL[1]

             Era uma vez….

Em uma região bem ao leste brasileiro havia uma cidadezinha em que viviam pessoas diversas, pobres, ricas e de média situação. E neste contexto,  haviam aquelas pessoas que por diversos motivos sociais e ou familiares se revoltavam com a vida que tinham, uma delas era o Gato Zeca.

Este gato era realmente tremendo! Muito especial para aqueles que conseguiram conhecer sua história de vida: trabalhador, atencioso, educado, bondoso, amoroso, ….

No entanto, ele fez amizade com os amigos de faz de conta e se embrenhou no meio de coisas ilícitas. E no momento em que fazia uso disto, ele se transformava em um verdadeiro Gato do Mato, mas era o Gato Zeca.

Então, os familiares da mãe do Gato Zeca os abandonaram.

Conta a minha avó que a mãe do Gato chegava na casa dela chorando todos os dias porque o Gato Zeca vendia tudo que tinha em casa para manter as amizades de “!faz de conta” e para continuar se lambuzando de um amargo mel, que promove o desequilíbrio pessoal e acaba por destruir toda a família e a sua própria vida.

Assim não dá, disse o seu pai. Vamos interná-lo para um tratamento de saúde. E o fizeram, mas o Zeca fugia da clínica de tratamento, todas às vezes.

Zeca tinha muito medo da morte sabe por quê? Ele enfrentou momentos difíceis em sua vida, incontáveis, e quase se prostrou ao fundo do poço.

Hoje o Gato Zeca diz estar muito feliz. Imaginem por quê? Conseguiu se livrar do “amargo mel” e está convivendo com outras pessoas que lhe ajuda no tratamento. Ele diz entender que o propósito de Deus e a misericórdia dEle é grandiosa em toda a sua existência, e acredita durar para sempre. Moral da história:

Na realidade o Gato Zeca não era tão ruim assim, o que ele necessitava enfim, era de ajuda da sociedade, porque ele era dependente químico.

 

[1] Em parceria com Carolina Freitas Castro

 

Este post foi publicado em Uncategorized em por .

Sobre Maria Helena Campos Pereira

Graduada em Pedagogia com registro em Matérias Pedagógicas: Psicologia Educacional, História da Educação e Didática. Pós graduada em em Planejamento Educacional, Supervisão e Inspeção Escolar. Mestre em Ciências da Educação e Doutoranda em Educação. Ministra palestras e cursos sobre Gestão Escolar, Filosofia para crianças, jovens e adolescentes com foco nas vivências interdisciplinares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.