A ARTE DE ALIMENTAR
Quem diz que alimentar não é uma arte? E viver com saúde pode e deve estar correlacionado ao modo de conviver, e na arte de se alimentar. Como se observa na organização artística abaixo, que está em forma de um dos importantíssimos órgãos vitais, alguns legumes e a maioria das frutas são os principais componentes da saúde cardíaca.

                                            Fonte: Portalsaúde (2013)
  
Em diversos sites, livros e artigos observam-se a preocupação de cardiologistas de todo o mundo na organização de ações que contribuem com a promoção de importantes práticas de bem-estar e auxiliam na saúde do coração. A dieta alimentar é uma delas.
É responsável por 30% do colesterol de nosso sangue.Os outros 70% são produzidos pelo fígado e determinados geneticamente, podendo ser controlados apenas com medicamentos. Alimentos de origem animal (carnes, ovos e laticínios) são as fontes de colesterol e, efetuando algumas substituições, pode-se contribuir para uma redução do nível de colesterol. (doutor Sílvio Reggi)
De acordo com este especialista é de fundamental importância que se organize um conjunto alimentício  para que haja equilíbrio na alimentação, isto significa que não é apenas substituindo este ou aquele alimento devido o nível de colesterol, mas pesquisar e organizar este conjunto de alimentos que podem reduzir o nível de colesterol no sangue e colaborar com a saúde de seu coração.
Portanto, dizem que “arte imita a vida” e a vida é uma arte que a gente reparte. Mas, alimentar também é uma arte, e viver com saúde depende desta arte  alimentícia .
Maria Helena Campos Pereira
Mestre e doutoranda e Ciências da Educação
Governador Valadares, 14/01/2013


Uma ideia sobre “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.